segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Deva Vu parte IV: O tesão do mijo do Sporting, o pouca coisinha arrancada a ferros do Benfica


Confesso que tenho saudades de jogos gloriosos, jogos cheios de garra, jogos cheios de emoção e surpresa. Jogos daqueles onde não sabemos o que se vai passar, onde tudo pode pender para qualquer lado, onde se irá destacar um génio que revolucione o que se está a passar em campo. Jogos como o dos 7-1 favorável ao Sporting ou o dos 6-3 favorável ao Benfica. Jogos de homem, jogos de antigamento.

Este jogo foi mais um deja vu. Nos últimos 14 anos os jogos entre o Sporting e Benfica nos estádios de Alvalade estão num impasse.

5 vitórias para cada lado e 4 empates, sendo o empate de sábado o culminar desse tédio entre as duas equipas.

Essencialmente o tédio sobressai do facto de os jogos entre estas duas equipas não contarem realmente para nada (exceção feita do dérbi de 2004/2005 na Luz aquando o penúltimo campeonato do Benfica pela mão de Trapattoni.)

Desde então ir a Alvalade não tem contado para muito mais do que discutir a Taça da 2ª Circular e o jogo de sábado não foi exceção em expetativas.

Senão vejamos.  

Deja vu nº 1

O Sporting entra cheio de tesão do mijo com a tática habitual de qualquer treinador do Sporting que joga contra o Benfica em casa e que basicamente é esta.

Bora-lá-caralho-somos-melhores-mais-rápidos-que-estes-cabeçudos-vamos-lá-carregar-em-cima-deles-eles-não-jogam-nada-corram-caralho-SPOOOOORTIIIINGGGG!!!-GOOOOLOOOOOOO-FOOOOOODAAAA-SEEEEE-TOMEM-LÁ-CABEÇUDOS-SOMOS-MUITA-BOOONS-VAMOS-GANHAR-ESTA-MERDA-SPOOOORTIIIIING!!!

Depois de 15 minutos as pilhas gastam-se, passa o tesão do mijo e o que era um pau capaz de vazar uma vista a qualquer puta de Monsanto é agora uma mangueira mirradinha a pingar mijinhas da ponta.

O Sporting já só tem três ou quatro putos como fôlego para correr desalmadamente lá para a frente e o Benfica que andou aos papéis duramte 15 minutos acerta com as marcações, recupera, reequilibra as coisas e marca o golo da praxe que ou dá para ganhar ou pelo menos empatar.

Deja vu nº 2. 

O melhor Sporting não ganha ao Benfica mais mediano

Dejá vu nº 3

O Benfica entra aos papéis a levar bolada sem saber exatamente onde está. Não entra com vontade, não entra com garra e durante 20 minutos limita-se a ver jogar. Não tem autoridade para se impor e normalmente tem uma sorte descomunal (aliada à normal inexperiência da juventude do adversário), que lhe permite não sofre golos ou sofrer apenas um.

Depois lembra-se que até sabe jogar à bola e tem jogadas treinadas ou jogadores que podem fazer a diferença. Eventualmente há-de alguém marcar. Um petardo do Cardozo, uma cabeçada do Luisão ou um puto qualquer que finta meio mundo e mete uma lá dentro. Pode ganhar ou pelo menos não perde. Toda a gente fica satisfeita e venha a próxima jornada à espera que o Porto perca pontos.

Deja vu nº 4

A miserável condição física de início de época de metade do plantel que leva a que dosi dos jogadores mais importantes tenham que ser substituidos ao intervalo. Mas não há um preparador físico decente no Benfica?


Deja vu nº 5. (Miscelânea)

O Maxi distribui fruta que parece o Mercado de Alvalade só leva um amarelo. Toda a gente o trata como se fosse um criminoso.

O árbitro não assinala um fora de jogo e não marca um penalti para uma das equipas, a outra diz que não ganhou por causa disso.


Estas obsevações referem-se ao jogo de sábado, podem referir-se a qualquer outro jogo.

Outra coisas mais evidente e preocupante é que a defesa do Benfica está cada vez mais lenta, mais velha e mais permeável e em vez de tentarem remediar ou resolver a coisa com os jogadores que compraram, vão emprestá-los.

Por outro lado temos Markovic com apenas 19 anos e cheio de tesão mas que mostra pormenores que podem vir a ser importantes no futuro imediato do Benfica. Só três jogos não dão para aferir certezas mas tenho confiança que ali haja jogador.

P.S. Cardozo afinal já é importante... se Jesus mostrou unidade no balneário com a atitude para com Maxi, reintegrar o Cardozo após esta trapalhada toda só mostraque a SAD não sabe o que fazer aos jogadores e ao treinador.

Eu sou o mais insuspeito fã de Cardozo mas estes pormenores mostram diferenças que serão importantes na gestão do plantel que que podem significar pontos numa maratona que é uma equipa de topo a jogar em quatro frentes durante uma época inteira.

A ver vamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário